Identidade Visual, pra que serve?

Ter uma identidade visual profissional é extremamente importante para qualquer tipo de negócio, ainda mais para quem é MEI, Pequeno e Médio Empresário. Contudo, os empreendedores não costumam dar a devida importância a esse assunto, seja por desconhecimento da sua importância ou por considerarem mais um gasto dentro da empresa.

A identidade visual, por definição, é o conjunto de elementos que representa visualmente e de forma padronizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço perante ao público.

Esse contato, que visa explicar os valores da marca, acontece principalmente através do logotipo, cores, tipográfica e outros elementos gráficos.

Além de transmitir confiança e credibilidade aos seus clientes, uma identidade visual profissional pode ser o fiel da balança numa decisão final por uma ou outra empresa, produto ou serviço.

O bom design facilita a percepção e fixação da sua marca na lembrança dos seus consumidores, fazendo com que facilmente reconheçam seu negócio dentro do seu nicho de mercado e dessa maneira se destacando dos concorrentes.

Sempre com o intuito de “falar” diretamente com seu público, a criação de uma identidade visual passa por um criterioso processo que envolve estudos de mercado e publico-alvo. Isso facilita a comunicação exatamente por trazer características relevantes à essas pessoas que se identificarão e se conectarão com sua marca.

Importante lembrar que o design não deve ser enxergado como gasto, mas sim como um investimento como qualquer outra área do seu negócio que, bem feito e alinhado com demais áreas da empresa, estimula e ajuda a decisão do consumidor na hora final da compra ou de uma contratação.